O doutor Bernard Croisile, neurologista e vice-presidente científico do SUPERA Online, na França, tem 7 dicas para sua saúde cerebral.
Movimente-se! Os estudos mostram que fazer exercícios regularmente reduz o risco de problemas cognitivos (como demência) e pode até levar ao surgimento de novas conexões neuronais no hipocampo, a área do cérebro ligada à memória. Não é preciso ser um superatleta para manter seu corpo e seu cérebro em forma. Mesmo um exercício moderado pode ajudá-lo a ter um cérebro acordado. Então, mexa-se!
Olhe para seu prato. Seu regime alimentar tem importância e pode ter uma influência positiva sobre seu espírito e seu corpo. Se a maioria das gorduras são nocivas, algumas como os ácidos graxos ômega 3 que encontramos no peixe são conhecidos por melhorar as funções cerebrais. A colina, uma vitamina B presente nos ovos, melhora a memória e reduz o cansaço. Outras vitaminas B melhoram o desempenho cerebral e pode até ajudá-lo a ficar de bom humor!
Mergulhe nos jogos. Como cada vez mais as pessoas sofrem de doenças como o Mal de Alzheimer e outras demências, o mercado dos jogos cerebrais ganha amplitude. Os estudos mostram que estas atividades estimulam o cérebro, ajudam a melhorar as funções cognitivas e retardam o envelhecimento cerebral. É importante praticar um treinamento equilibrado, que inclua todas as funções cognitivas. Graças ao Supera Online isto é possível, e com muita facilidade. Nossos jogos foram desenvolvidos com bases científicas, eles são lúdicos e eficazes. Graças a eles, você treina todas as suas funções cognitivas.
Boa noite! Você sabe que a falta de sono pode causar estado de fadiga mental, dificultando a concentração? Precisamos de sono para consolidar nossas memórias. Trabalhando com ratos, uma equipe de pesquisadores de Princeton descobriu que a falta de sono afeta o hipocampo dos animais, o centro de formação da memória. O funcionamento de um cérebro adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por noite. Então, boa noite e boa fabricação de lembranças!
Converse! O tempo com os amigos, o que tecnicamente chamamos de interações sociais, ajuda a relaxar o cérebro, principalmente em idade avançada. Segundo a principal associação de aposentados dos Estados Unidos, que realizou um estudo com mais de 116.000 participantes, as pessoas com redes sociais expandidas e sólidas sofrem menos de declínio cerebral, levam vidas mais ativas e sofrem menos, inclusive psicologicamente. Relacionar-se é muito importante, principalmente quando a gente envelhece e fica cada vez mais sozinho. Tomar um café com um amigo e se encontrar em um clube, ou associação, pode ajudar a tornar a vida leve e até mais longa!
Vibre ao som da música! A música pode melhorar seu desempenho cerebral, fazendo você se sentir mais relaxado e estimulando seu estado de espírito. Atividades relacionadas, como histórias cantadas, têm o mesmo efeito. Aprender a tocar um instrumento é também uma forma privilegiada de manter o espírito ativo, independentemente da sua idade ou da sua vivência.
Seja otimista! O pensamento positivo melhora a saúde do cérebro no longo prazo e pode ter efeitos benéficos para sua capacidade de gerar informações. Um estudo publicado em 2007 provou que as pessoas que experimentam emoções positivas têm riscos 60% menores de desenvolver problemas cognitivos leves. Em paralelo, um outro estudo mostrou que os adultos na terceira idade com um nível de estresse crônico eram melhores nos testes de memória.