Você acha que seus amigos são mais populares que você? Se a resposta for sim, saiba que, segundo as estatísticas, a maioria das pessoas tem a mesma opinião que a sua. Estranho, pois isso significa que dentro de um grupo de amigos, cada um é menos popular que os outros. Trata-se, na verdade, do conhecido paradoxo da amizade, que é bem fácil de explicar.
Daniel C. Feiler e Adam M. Kleinbaum, da Tuck Business School, da Universidade de Dartmouth (EUA), conduziram uma ampla pesquisa com 284 estudantes, na qual analisaram como as redes de amizade se formaram no início de um determinado ano letivo. O trabalho foi publicado na revista Psicological Science. O primeiro cientista estudou como se formam as relações sociais e o segundo se especializou no estudo do comportamento e da maneira como isto influencia na tomada de decisões. Juntos, eles buscavam descobrir a que ponto nossa percepção das normas sociais pode mudar em função dos grupos que frequentamos.
Os estudantes responderam duas enquetes. A primeira foi distribuída cinco semanas após a volta às aulas, e a segunda foi entregue seis semanas depois da primeira. Em ambas, os estudantes deviam listar as pessoas com quem conversaram e responder a um teste de personalidade destinado a avaliar seu grau de extroversão.
Ao analisar os resultados obtidos, os pesquisadores perceberam dois fatores marcantes na formação dos grupos sociais. O primeiro é que os mais comunicativos têm mais facilidade para desenvolver laços afetivos, e o segundo é que as pessoas buscam aproximação com seus semelhantes. Assim, uma vez que os extrovertidos tendem a ter mais amigos parecidos com eles – ou seja, extrovertidos também -, eles são mais representados nos grupos sociais. Assim, cada grupo social é mais extrovertido que o conjunto da população, o que leva a uma forma distorcida de interpretação se você é extrovertido.
Ao contrário, os introvertidos têm uma ideia mais precisa do conjunto da população, uma vez que são menos submetidos ao paradoxo da amizade. Inclusive, de acordo com os autores do estudo, apenas 1% da população tem uma rede social muito representativa, e é formado justamente pelos mais introvertidos. Na verdade, quanto mais você é extrovertido, mais sua visão das normas sociais é distante da realidade.
“Uma das hipóteses mais importantes da psicologia é que nossas próprias definições das normas sociais se baseiam nas pessoas com quem interagimos. Temos que considerar, portanto, que nossa rede social é uma amostra enviesada”, conclui Feiler.
Fonte: Feiler D.C., Kleinbaum A. M. Popularity, Similarity, and the Network Extraversion Bias. Psychol Sci. 2015 May;26(5):593-603. doi: 10.1177/0956797615569580.