Como seu cérebro reage à sua imagem

como-seu-cerebro-reage-a-sua-imagem

como-seu-cerebro-reage-a-sua-imagemToda manhã, é a mesma coisa. Acordar, tomar banho, café, vestir roupa e ir trabalhar. Sempre no piloto automático, sem pensar no que estamos fazendo. Não pensamos porque não temos ideia do quanto nossa maneira de nos vestir impacta em nossa forma de pensar. Segundo psicólogos, as roupas que escolhemos usar não influenciam apenas a forma como os outros nos veem, mas também a percepção que temos de nós mesmos.

Somos influenciados por vários fatores, como palavras ditas por familiares, amigos, professores e até desconhecidos, mensagens publicitárias, filmes, livros, e também nossas roupas.

Duas equipes de pesquisadores americanos, uma da Colombia University, em Nova York, e outra da California State University, buscaram demonstrar a influência de uma roupa muito formal – um terno, por exemplo – na forma como o cérebro processa a informação.

Graças aos seus sistemas sensitivos, o cérebro percebe diversas informações de seu ambiente externo, que analisa e integra aos seus conhecimentos. Os pesquisadores procuraram determinar se vestir uma roupa formal nos incentiva a ter um tratamento cognitivo abstrato, em oposição ao tratamento cognitivo concreto.

Quando o cérebro analisa informações recebidas pelo modo abstrato, ele codifica essas informações sob a forma de representações globais. Ao contrário, no modo concreto, o cérebro trabalha com representações mentais mais estreitas, e subjacentes às representações globais.

Assim, a experiência consistiu em determinar o tipo de tratamento cognitivo, abstrato ou concreto, de estudantes que tiveram de escolher a roupa mais adequada para uma entrevista de trabalho ou para usar na sala de aula. Depois de vestidos, foram submetidos a uma série de testes cognitivos.

Em primeiro lugar, tiveram que avaliar seu próprio estilo e o de seus familiares em uma escala de “pouco formal” a “muito formal”. A partir da descrição de um comportamento, os estudantes tiveram de associar várias definições para identificar o comportamento descrito e determinar qual definição correspondia melhor. Desta forma, tiveram de se representar a distância social e o sentimento de poder que trazem alguns tipos de roupas.

Os pesquisadores constataram que os estudantes que usavam roupas mais formais apresentaram um modo de pensamento mais abstrato que os que vestiam roupas mais descontraídas. Também foi observado no primeiro grupo um sentimento de poder acentuado.

Assim, foi comprovado que o que vestimos influencia nosso sistema cognitivo, e principalmente o modo de tratamento cognitivo que nos permite interpretar os objetos, as pessoas e as situações que permeiam nosso ambiente. Cuide da sua imagem pessoal e estará ajudando seu cérebro a pensar da forma que pode te promover!

 

Source : Slepian M.L., Ferber S.N., Gold J.M., Rutchick A.M. The Cognitive Consequences of Formal Clothing. Soc Psychol Personal Sci. 2015 March 31 doi:10.1177/1948550615579462

Deixe uma resposta