Entre os dias 16 e 22 de março, o SUPERA promove no Brasil a Semana Mundial do Cérebro, lançada há 20 anos pela entidade americana Dana Foundation.
A ação vai mobilizar as 100 escolas do SUPERA, somando esforços com parceiros de todo o mundo (empresas, escolas, universidades, hospitais, grupos de advocacia, agências governamentais, organizações de serviços, e grupos de profissionais e afiliados).
A Semana Mundial do Cérebro é uma campanha global, com objetivo de despertar a consciência pública sobre a evolução e os benefícios de pesquisas sobre o cérebro.
Neste período, todos organizam atividades criativas e inovadoras em suas localidades para educar pessoas de todas as idades sobre o cérebro e o futuro das pesquisas na área.
Por que o SUPERA participa?
Em sintonia com a proposta da Dana Foundation, o SUPERA faz questão de endossar o coro nesta mensagem de esperança sobre as pesquisas que envolvem o cérebro.
Criado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo em 2006, o SUPERA tem um método estruturado de exercícios para o cérebro que desenvolve capacidades cognitivas (atenção, concentração, memória e raciocínio lógico), além de capacidades socioemocionais, consciência ética e cidadania. Com nosso curso, promovemos a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos.
Nossa missão é levar às pessoas a experimentarem a emoção de pensar e agir de forma inovadora, desenvolvendo o potencial do cérebro e impulsionando uma forma incrível de viver.
Sabemos o quanto é importante investir em estudos que nos fazem avançar nos cuidados da mente e do cérebro. Acreditamos que, disseminando informações e conhecimentos, levamos ao público uma mensagem forte: podemos ter um cérebro produtivo e saudável.
Sobre a Dana Foundation
A Fundação Dana é uma organização filantrópica privada, comprometida com pesquisas avançadas sobre o cérebro, que educa o público de forma responsável sobre o potencial destas pesquisas:
Para desenvolver uma melhor compreensão do cérebro e suas funções; Para acelerar a descoberta de tratamentos para doenças do cérebro; Para combater o estigma de distúrbios cerebrais através da educação
Estratégias
A Fundação, criada em 1950, trabalha para atingir seus objetivos por meio de doações a instituições engajadas com pesquisas inovadoras em neurociência, e por meio de esforços de sensibilização do público. – Veja mais aqui
A Fundação promove o diálogo entre pesquisadores e o público leigo; fornece informações autênticas sobre os mais recentes avanços na pesquisa por meio de suas publicações gratuitas e sites; envolve as pessoas de todo o mundo através das Alianças e Semana Internacional do Cérebro (Brain Awareness Week); e destaca informações críticas sobre o cérebro através de sua mídia social. – Veja mais aqui
No cerne da filosofia da Fundação, está uma crença na importância da investigação científica e do engajamento do público na defesa das pesquisas sobre o cérebro. – Veja mais aqui